quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mais um Chromebook começa a aceitar a instalação de apps Android



Há alguns dias, o Google disponibilizou a versão 53 do Chrome OS que incluiu a Google Play nos dispositivos Acer Chromebook R11 e ASUS Chromebook Flip. Isto era esperado desde a conferência de desenvolvedores da gigante das buscas, a I/O 2016, quando foi anunciado que esses dois e mais um aparelho Chromebook teriam, no outono – que começou semana passada no hemisfério norte – a possibilidade de instalar apps Android.

A espera chegou ao fim para os proprietários deste terceiro dispositivo. A mais recente versão estável do Chrome OS para Chromebook Pixel 2 (que foi descontinuado recentemente) inclui a Google Play e vários aplicativos dos dispositivos móveis para o notebook do Google. Porém, infelizmente, isto não significa que qualquer aplicativo funcionará, pois, assim como acontece com a Plataforma Universal do Windows, os programas precisam de suporte aos componentes do dispositivo para rodar.

Apesar de aparentemente todos os apps estarem disponíveis, muitos podem apresentar bugs, travamentos ou até recursos faltando. Isto se deve ao fato de praticamente todos eles terem sido desenvolvidos para rodar em dispositivos móveis, que são bem diferentes, especialmente por não utilizarem mouse e teclado (na maioria dos casos). De acordo com o Android Police, há vários apps que funcionam corretamente, entre eles o pacote Microsoft Office Mobile e os jogos Hearthstone e Crossy Road. Porém, a experiência pode ser um pouco desanimadora, já que eles foram desenvolvidos para uso em touchscreens.

Para que a loja de aplicativos seja ativada, basta atualizar a sua versão do Chrome OS para que a Google Play apareça no dispositivo. Aqueles que utilizam alguma versão de desenvolvedores ou beta público já possuem a loja, mas agora ela vai ficar mais estável.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário