sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Gmail vai-se tornar mais seguro: arquivos JavaScript vão ser bloqueados

É já a partir do próximo dia 13 de fevereiro que a Google irá tonar o seu serviço de email mais seguro, graças ao bloqueio de ficheiros “.js” (do Javascript) em anexos de mensagens. O objetivo é reduzir a possibilidade de os utilizadores fazerem download de ficheiros maliciosos.
A Google anunciou no seu blog que a partir de fevereiro irá impossibilitar que um tipo de ficheiro seja enviado em anexo nos emails. Até agora, já não era possível enviar ficheiros .exe, .bat e .msc, sendo adicionado o .js como ficheiro proibido. No entanto, através de uma um ficheiro compactado .zip ou através da nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox, é impossível o envio desse ficheiro.
Apesar de estarmos sempre a ler avisos para termos cuidado com os emails que abrimos, nomeadamente os ficheiros em anexo, muitas pessoas continuam a ser afetadas através de ficheiros enviados por email. Por isso, o Google decidiu adicionar mais um ficheiro bloqueado pois, segundo a própria, os ficheiros javascript são muito usados por hackers para que estes tenham acesso a computadores de terceiros.
Tal como acontecia até agora quando tentas fazer um upload de um ficheiro .exe, .bat e .msc, se fizer o mesmo com o .j irá surgir um aviso indicando que o ficheiro foi bloqueado por razões de segurança, tal como  está referido na imagem.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário