quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Chinesa Tencent, dona do WeChat, compra 12% do capital da operadora do Snapchat

Tencent passou a ter participação de 12% na operadora do Snapchat, a Snap, mostraram documentos da empresa nesta quarta-feira (8), no mais recente de uma série de grandes investimentos de empresas chinesas nos Estados Unidos.
Os detalhes da participação foram revelados pela Snapchat após resultados trimestrais, e vieram à tona no momento em que empresas chinesas e norte-americanas anunciaram US$ 9 bilhões em novos negócios na chegada do presidente dos EUA, Donald Trump, a Pequim.


Arquivo: o fantasminha símbolo do Snapchat na Bolsa de Valores de Nova York, no dia em que a Snap, dona do app, começou a vender suas ações ao público. (Foto: Lucas Jackson/ Reuters)
O anúncio da participação da Tencent ajudou a empresa norte-americana a se recuperar de um tombo de quase 20% na bolsa de Nova York antes a abertura do mercado, depois de divulgar crescimento de usuários e da receita abaixo das expectativas de Wall Street.
A estrutura societária da Snap mostra que seus cofundadores detêm cerca de 95% do capital votante, o que indica que a Tencent está apenas acumulando uma participação financeira.
"Embora essas notícias possam ser inicialmente percebidas como positivas pelo mercado, é preciso lembrar que as participações da Tencent na Snap são as ações Classe A sem direito a voto, o que torna menos provável uma aquisição da Snap pela Tencent", disse o analista Ali Mogharabi da Morningstar.
Junto com as também chinesas Alibaba e Baidu, a Tencent investiu bilhões de dólares em uma década de crescimento na China na compra de empresas norte-americanas e detém 5% da fabricante de automóveis elétricos Tesla, bem como participações na empresa de serviços de viagem Lyft e na startup de realidade aumentada Magic Leap.
Maior empresa de mídia social e de jogos na China e dona do popular aplicativo móvel WeChat, a Tencent já tinha investido na Snap através de uma afiliada em 2013 e foi classificada pelo cofundador e CEO da Snap, Evan Spiegel, como um modelo.
A Snap divulgou na terça-feira crescimento de receita e do número de usuários no terceiro trimestre bem abaixo das expectativas de Wall Street, enquanto luta para competir com o Instagram, do Facebook.
A empresa decepcionou os investidores em todos os trimestres desde que foi listada na Bolsa de Nova York em março. O número de usuários ativos diariamente ficou em 178 milhões, ante expectativa de 181,8 milhões, de acordo com a empresa de pesquisa FacSet.


Instagram Stories tem recurso similar ao Snapchat (Foto: Divulgação/Instagram)
Snapchat será redesenhado
A Snap, com sede na Califórnia, cuja estreia no mercado de ações em março foi a mais quente de qualquer listagem de tecnologia em anos, registrou receita e crescimento de usuários para o terceiro trimestre bem abaixo das expectativas.
O presidente-executivo, Evan Spiegel, disse que a empresa estava remodelando o aplicativo depois de ouvir durante anos que o Snapchat era difícil de entender ou de usar.
Spiegel afirmou que existe uma "forte probabilidade" de que a reformulação será perturbadora no curto prazo, mas disse que a Snap está disposta a correr o risco para ter ganhos a longo prazo.
A Snap registrou um prejuízo líquido de US$ 443,2 milhões, ou US$ 0,36 por ação, ante uma perda de US$ 124,2 milhões, ou US$ 0,15 por ação, no ano anterior. Wall Street esperava uma perda de US$ 0,32 por ação, de acordo com a Thomson Reuters.
Via: g1
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário